was successfully added to your cart.

BALÉ DA CIDADE DANÇA CAETANO

By March 19, 2018Journal
Balé da Cidade dança Caetano

BALÉ DA CIDADE DANÇA CAETANO

Agora em 2018, o Balé da Cidade de São Paulo completa 50 anos de sua criação e a companhia escolheu a obra de Caetano Veloso para inspirar o primeiro espetáculo dessa temporada comemorativa, “Um Jeito de Corpo- Balé da Cidade Dança Caetano”, que estreou no Teatro Municipal na última quinta-feira (15/03).

Depois de ter suas obras traduzidas e interpretadas por diversos artistas, Caetano Veloso empresta seu universo musical e suas referências- filmes de Fellini e Almodóvar, movimentos como a Tropicália e temas como sexo e negritude- ao mundo da dança. A produção tem coreografia assinada por Morena Nascimento, brasileira radicada na Alemanha (ex-integrante da companhia alemã Tanz Theater Wuppertal, de Pina Bausch), que foi convidada especialmente pelo diretor artístico do Balé da Cidade, Ismael Ivo.

O espetáculo tem direção musical do músico e historiador Cacá Machado e dramaturgia de Vadim Nikitin. Um outro destaque é o figurino criado pela Isadora Gallas, que é todo composto por um “não tecido”, tradicionalmente usado nas roupas de proteção de operários industriais, expostos a riscos químicos. Durante o espetáculo, as peças são infladas no ar e se transformam em telas para projeção de imagens no corpo dos bailarinos. Incrível!

Criado em 1968, o Balé da Cidade de São Paulo (inicialmente conhecido como Corpo de Baile Municipal) tinha uma proposta de acompanhar as óperas do Teatro Municipal e se apresentar com obras do repertório clássico. No entanto, em 1974, sob a direção artística de Antonio Carlos Cardoso, a companhia passou a seguir o perfil mais contemporânea que mantém até os dias atuais.

Durante esses 50 anos de história, a companhia se destacou pela inovação de movimento, criação de novas expressões artísticas e rigor técnico, originando grandes sucessos no cenário nacional e internacional.

Claro que o espetáculo “Um Jeito de Corpo- Balé da Cidade Dança Caetano” já é sucesso! Eu ainda não tenho ingressos, mas quero muito assistir! As apresentações vão até dia 25/03, então ainda temos chance de ver de perto essa linda homenagem!!

Você consegue mais informações aqui: http://theatromunicipal.org.br/programacao/um-jeito-de-corpo/

foto: Rodrigo Fonseca

Leave a Reply