was successfully added to your cart.

COMO EVITAR LESÕES NA PRÁTICA DO BALLET

By December 19, 2017Journal
Lesões

COMO EVITAR LESÕES NA PRÁTICA DO BALLET

O ballet é uma arte de muita disciplina e que exige absoluta precisão dos movimentos para garantir uma linda performance. Essa busca pela perfeição demanda um enorme esforço físico e deixa os bailarinos sujeitos a sofrerem lesões.

As partes mais comuns de serem lesionadas são os pés, joelhos e pernas e variam desde as mais simples, como o joanete (muitas vezes causado pelo uso de uma sapatilha de ponta) ou a tendinite (comumente causada pela falta de pratica e técnica ou por impactos fortes, no caso da tendinite patelar, por exemplo) até as mais sérias (por motivo de quedas ou colisões).

Como forma de prevenção, os bailarinos e bailarinas podem adotar hábitos que preservem a integridade de seus corpos. Os mais conhecidos são os indispensáveis aquecimento e alongamento, afinal um corpo fatigado se lesiona muito mais facilmente. É interessante também começar a praticar esportes ou atividades físicas que exercitem grupos musculares que a dança não trabalha.

Outra indicação importante é alimentar-se adequadamente, respeitar os períodos de descanso e não forçar o corpo excessivamente caso ele não esteja preparado para isso. Quando não tratadas da maneira correta, as lesões podem avançar para quadros mais críticos. Por isso é importante procurar ajuda médica especializada e seguir todas as recomendações. Vamos dançar, bailarinas, mas sempre com segurança!

Leave a Reply