was successfully added to your cart.

O BALLET É PARA TODOS

By November 14, 2017Journal
Ballet não tem idade

O BALLET É PARA TODOS

A imagem que ilustra este post traz o pintor Pablo Picasso dançando ao lado de Jacqueline Roque, sua segunda esposa e a musa que ele mais retratou em suas obras. O registro foi feito em 1957 pelo fotógrafo David Douglas Duncan. Eu escolhi essa imagem por duas razões: primeiro, porque acho lindíssimo o registro e, segundo, porque ele mostra o quão mágico é o poder da dança.

Eu sempre defendo que o ballet é uma arte para todos e diversas vezes sou questionada se pessoas acima dos 60 anos podem praticar a modalidade. A minha resposta é sempre sim. É necessário apenas fazer algumas adaptações. Eu, inclusive, tenho um grupo de alunas nessa faixa etária que dá um show a cada aula (minhas meninas arrasam!)

As aulas, no geral, são basicamente iguais às do ballet adulto, porém mais leves. Trabalhamos com aquecimento, pliés e tendus, mas focamos, principalmente, em alongamentos e em exercícios que trabalhem o equilíbrio e a força de cada aluno, sempre tendo a barra de apoio como suporte. Assim como nas demais aulas, vamos ampliando os níveis de dificuldade de acordo com a resposta corporal e com o ritmo de cada um. Como toda atividade física, o ballet contribui no fortalecimento das articulações e dos músculos, melhora a postura e o equilíbrio corporal, além de ajudar na sociabilidade e na saúde mental.

Há, no entanto, dois itens importantes que devem ser levados em consideração: antes de iniciar as aulas, é preciso consultar um médico e fazer um check up geral para identificar possíveis lesões, por exemplo; outra questão que inspira cuidados é o uso da sapatilha de ponta, que deve ser permitido apenas sob o acompanhamento de um profissional da dança.

No mais, basta se dedicar e se jogar na beleza que é dançar ballet =)

Crédito da foto: David Douglas Duncan

Leave a Reply