was successfully added to your cart.

QUANDO COMÉDIA E AMOR À DANÇA SE ENCONTRAM

By October 31, 2017Journal
QUANDO COMEDIA E AMOR À DANÇA SE ENCONTRAM

QUANDO COMÉDIA E AMOR À DANÇA SE ENCONTRAM

Quem é fã de ballet certamente já viu alguma montagem de O Lago dos Cisnes, clássico do ballet de repertório conhecido, entre outras coisas, por ter bem definidos os papéis de gênero desempenhados por seus personagens, com destaque para figuras femininas, como as sílfides e a princesa transformada em cisne. Mas você conseguiria imaginar homens interpretando essas personagens?

Pois é essa a proposta do Les Ballets Trockadero de Monte Carlo, companhia norte-americana composta apenas por homens que, com técnica impecável, representam os grandes clássicos do ballet mundial. Usando sapatilhas de ponta e vestindo tutus, os bailarinos propõem, pelo viés do humor, questionar os papéis de gênero no ballet e oferecer ao público uma nova experiência com o universo da arte. Em cena, os integrantes exageram nos movimentos (todos muito bem calculados, obviamente) e apresentam ao público todos os “clichês” que fazem parte desse universo.

Fundada há mais de 30 anos, a companhia é referência no cenário internacional, bastante respeitada pela crítica especializada e detentora de prêmios como o de Excelência em Dança, no quadro dos Prêmios TMA (Theatrical Management Awards) e o de Repertório Destacado da Associação dos Críticos de Dança de Londres (Dance Critics Award). Ao longo de sua trajetória, o grupo já participou de festivais de dança em cidades como Madri, Montreal, Nova York e Paris e foram temas de dois documentários, além de especiais produzidos por emissoras de TV do Japão, da Alemanha e da França.

Ao colocarem homens interpretando os papéis tradicionalmente femininos (ninfa das águas, princesa romântica e mulher vitoriana, por exemplo), a Les Ballets demonstra na prática o quão belo, diversificado e grandioso é o ballet. Uma bem-sucedida mistura de comédia e amor ao mundo da dança. Super recomendo!

Foto: Roberto Ricci – Parma

Leave a Reply