A GRAÇA E SUAVIDADE DE HEE SEO

By September 15, 2017Journal
A GRAÇA E SUAVIDADE DE HEE SEO

A GRAÇA E SUAVIDADE DE HEE SEO

É muito difícil vermos rostos diferentes no ballet, né? Isso tem mudado progressivamente durante os anos, mas ainda são bailarinas caucasianas que dominam as grandes companhias de ballet pelo mundo a fora. Por isso gostaria de apresentar para vocês o trabalho da sul-coreana Hee Seo, bailarina principal do American Ballet Theatre (ABT).

Ela começou sem a menor pretensão a fazer aulas de ballet aos 11 anos, idade normalmente considerada avançada para quem deseja dançar profissionalmente. No entanto, ao participar de uma competição, foi convidada a estudar no prestigioso Sun-hwa Arts Middle School, onde ganhou uma bolsa. Seo conta que na época não fazia ideia de que se tornaria uma bailarina profissional, isso sequer era uma opção!

Aos 13 anos, ela ganhou mais um prêmio que a levou ao Kirov Academy of Ballet em Washington e a partir daí uma série de outras premiações acabaram em um convite, em 2005, para que ela integrasse o ABT Studio Company. Seo passou um ano como aprendiz, fazendo sua estreia na companhia no corpo de baile em 2006 e com uma ascensão meteórica, interpretou Julieta já em 2009. Em 2010, foi apontada como solista e na sequência, em 2012, foi promovida à bailarina principal.

Seo é a primeira bailarina coreana a se tornar bailarina principal nos 75 anos de existência da ABT e uma das três pessoas a percorrer todo o caminho na companhia, desde seu aprendizado. A bailarina conta que sua adaptação na companhia, no entanto, não foi tão simples. Lá, desde o começo é necessário ensaiar vários espetáculos de uma vez e é preciso demonstrar grande versatilidade e individualidade, demandas que foram pouco a pouco sendo superadas pela capacidade de adaptação de Seo, reconhecida por todos os seus coreógrafos.

Uma de suas qualidades mais marcantes é a leveza com a qual ela se movimenta, sua figura delicada trazendo ainda mais sutileza para suas performances. Abaixo deixo um vídeo do solo dela em “O Quebra-Nozes”, uma apresentação belíssima que divido com vocês!

Leave a Reply