BALLET NA INFÂNCIA E SEUS GANHOS EMOCIONAIS

By September 13, 2017Journal
BALLET-NA-INFÂNCIA-GANHOS-EMOCIONAIS

BALLET NA INFÂNCIA E SEUS GANHOS EMOCIONAIS

Eu adoro dar aula de ballet para crianças por poder fazer parte desse processo de descoberta e fortalecimento e acredito que estar em contato com a arte desde o berço nos torna pessoas muito mais saudáveis e felizes!

A importância dos exercícios físicos desde a infância já é velha conhecida de todos nós, certo? Com a prática do ballet, por exemplo, as crianças melhoram a postura, ganham mais flexibilidade e resistência física. Traz inúmeros benefícios, claro, mas a prática da atividade entre crianças pode ajudar em ainda mais questões do que se imagina. Além de trabalhar os movimentos, o ballet também alia música, atuação e muita técnica, sendo extremamente favorável para questões cognitivas, sociais e psicológicas dos pequenos.

A prática do ballet exige disciplina, logo as crianças são beneficiadas com maior capacidade de concentração, coordenação motora e estímulo no desenvolvimento intelectual. Como é uma arte realizada em grupo, também há um incentivo para aumentar o círculo de amizades, melhorar a autoestima e encorajar as formas de expressão. Sempre cito o filósofo suíço Jean Piaget, um dos maiores teóricos do desenvolvimento infantil, que acreditava que a realidade das crianças é vivida e interpretada por meio das sensações físicas e não do pensamento; portanto, a prática do ballet pode inclusive ajudar os pequenos a ter mais segurança.

Desenvolvendo a sensibilidade, as crianças podem entrar em contato com seus próprios sentimentos de maneira mais simples, ajudando-as a superar a timidez e a socializar melhor. Para as mais agitadas, é uma boa forma de relaxar e liberar a adrenalina.

Reforço constantemente o quão significativa é a interação que tenho com as minhas alunas, sempre me preocupando com o bem-estar delas e suas saúdes emocionais. É importante criar vínculos e fazer de todas as aulas oportunidades para entrar em contato com nossas emoções!

Leave a Reply