AS PINTURAS DE JONATHAN GREEN DANÇADAS

By September 6, 2017Journal

AS PINTURAS DE JONATHAN GREEN DANÇADAS

Sempre falo como é incrível o poder da arte de se reinventar e com o ballet não é diferente! Estimulada, em primeiro momento, pela música, o ballet flerta também com o teatro e as artes visuais. São vários os exemplos de companhias que se inspiraram fortemente em pinturas para compôr suas coreografias, partindo desde os impressionistas chegando à Tarsila do Amaral, Jean-Michel Basquiat e Cândido Portinari.

Nessa linha, há o maravilhoso trabalho da Columbia City Ballet entitulado “Off The Wall Onto The Stage” (Da Parede Para o Palco), no qual as obras de Jonathan Green foram utilizadas como referência na criação, cenário, figurino e música. Green é um artista que trabalha principalmente com a representação da vida no sul dos Estados Unidos pela ótica dos descendentes africanos que lá residem.

O espetáculo traz projeções no palco de telas pintadas por Green e bailarinos vestidos com roupas que fazem alusões claras às obras; para a parte musical, a compositora Marlene Smalls foi convidada para dar ainda mais representatividade ao projeto. Aliás, todo o corpo de baile é composto por uma mistura bastante diversa de pessoas, com bailarinos negros, hispânicos e brancos integrando o trabalho, algo que considero super importante!

Dezoito telas foram utilizadas na criação da coreografia e o movimento representado nas obras foi crucial para que elas fossem escolhidas para fazer parte da montagem. Por exemplo, a obra “Sea Swing”, em que uma garota com um vibrante vestido amarelo se balança em frente ao mar virou a um balanço físico no palco, no qual a bailarina se balança por vários segundos até finalmente saltar e delicadamente começar sua coreografia. A maneira como as pinturas interagem com o cenário e se transformam na dança é extremamente orgânica e mostra bem a caminhada híbrida que o ballet está traçando.

“Off The Wall Onto The Stage” foi coreografado por William Starrett, diretor artístico e executivo da companhia, responsável pela montagem/criação de mais de 50 peças. O espetáculo estreou em 2005 e continua em cartaz, com apresentações realizadas esse ano e agendadas para 2018. Quem estiver com viagem marcada para os Estados Unidos ano que vem e deseja ver um espetáculo visual incrível super recomendo que procurem essa companhia!

Fotos: Divulgadas no facebook oficial da companhia

 

AS PINTURAS DE JONATHAN GREEN DANÇADAS

Leave a Reply